![]() |
A devoção à figura de São Gonçalo era enorme no Norte do País, pelo que, em Mosteiró ainda antes de este Santo ser beatificado já o seu culto era notório.
Segundo alguns dados biográficos sobre o Padroeiro da Freguesia, o mesmo nasceu no ano de 1200, na Freguesia de Tágilde, próximo das Caldas de Vizela.
O seu vasto interesse por visitar lugares sagrados levou-o até Jerusalém, onde permaneceu durante 14 anos. No entanto, as saudades da terra levaram-no a regressar. Situou-se num lugar despovoado construindo uma humilde ermida, saindo a pregar o evangelho pelas redondezas. Como se houvesse ali um rio, o Tâmega e não existisse uma ponte a favorecer a travessia dos povos (reza a lenda que foi o Santo que a construiu). Neste sentido, começou assim, a fama de santidade. Era conhecido por proporcionar o casamento das “velhas”.
S. Gonçalo, acabou por falecer no dia 10 de Janeiro de 1260.
Contudo, antigamente, no dia da romaria ao Santo, havia novena e sermão. Durante os dias da novena e no próprio dia da festa, cantavam-se uns versos, (mais tarde com acompanhamento musical), por um organista. Estes versos, constituem um Hino ao Padroeiro desta Freguesia.
A festa do Padroeiro realiza-se a 10 de Janeiro e conta com uma missa solene. Recentemente, têm surgido comissões que organizam as festas com programas variados onde se inclui uma procissão abrilhantada por banda de música.