Feira da Lameira

D. Afonso III e D. Dinis, com o objetivo de desenvolver o comércio interno criaram ao longo do reino muitas feiras. No entanto, a população de Mosteiró, também sentiu essa forte vontade.

O Largo da Lameira, outrora um verdadeiro charco, (daí a origem do topónimo), foi eleito para esse fim. A Lameira, foi considerada durante tempos longínquos, um dos principais lugares desta Freguesia.

O famoso, Largo da Lameira, após obras de drenagem e aterro (visto antigamente possuir uma imensa quantidade de lama, dificultando o acesso para a população, inclusive turistas), tornou-se um lugar seco e aprazível, reunindo favoráveis condições para a realização de uma feira.

Desde o ano de 1886, que a Junta da Paróquia de Mosteiró, possuía autorização da Câmara Municipal e da Junta Geral do Distrito para a realização de uma feira semanal. No entanto, como era necessário ultrapassar alguns obstáculos, só passados 10 anos é que foi pedida a licença para começar a ser realizada.

A primeira feira, realizou-se em 25 de Março de 1896. Neste dia, esteve no local a Banda de Música de Moreira da Maia. Deveu-se à iniciativa especial de José António de Azevedo e do pároco de Mosteiró José Francisco Costa (Abade Costa). Entretanto, com o passar do tempo, o recinto da feira passou a ser exíguo para a grande maioria de camponeses da terra e redondezas, comerciantes e povo em geral. O seu recinto, foi ampliado com cerca de 4.000 metros quadrados, construindo-se amplos alpendres e anexos para o talho e cobrança de impostos, expensas do Estado e da participação da Freguesia.

No dia 5 de Outubro de 1938, foi inaugurado o novo mercado da Lameira. A feira da Lameira, era também um local de convívio e distração. Atualmente, restringe-se ao seu papel de compra e venda de produtos das mais variadas espécies. A mesma, é realizada semanalmente, todas as Quartas-Feiras. Esta feira, já conta com 122 anos de existência, sendo um impagável património desta freguesia. Durante, um período curto funcionou ainda no 1º Domingo de cada mês.

A Gestão da feira é da competência da Câmara Municipal, estando temporariamente delegada à União das Freguesias de Vilar e Mosteiró.