Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vila do Conde

Smiley face

A Estrutura Operacional de Emergência (EOE) de Vilar, nasceu da vontade e determinação de voluntários e cidadãos anónimos, residentes na Freguesia de Vilar. Para a realização dos seus objetivos, foi necessário angariarem fundos, para conseguirem obter uma ambulância, que permitisse o lançamento da sua EOE.

Em Janeiro do ano de 1997, foi iniciado o primeiro Curso de Formação Base (CFB), existindo somente uma sede social caracterizada pela quase inexistência de recursos económicos, gerando grandes dificuldades. No entanto, meses depois, mais precisamente a 24 de Maio, com o apoio de instrutores e da vontade da população, foi possível realizar o Juramento de Compromisso. Nesse evento, estiveram presentes centenas de pessoas para testemunharem este ato. Deste modo, esta “EOE”, iniciou a sua atividade a 22 de Agosto do mesmo ano, com um horário de piquetes das 08:00H às 24:OOH.

Os seus serviços, passam por: emergência Pré-Hospitalar; Acção Social; Centro de Formação em Socorrismo (CEPS – Primeiros Socorros, Suporte Básico de Vida + DAE; TATEM (Tripulante de Ambulância); Apoio a eventos; Apoio a Peregrinos a Fátima; Transporte de Doentes; Desencarceramento, Sinalização de acidente e limpeza de estrada; Medicação de pressão arterial e glicémia; Administração de injetáveis e outros procedimentos de enfermagem (dependente da disponibilidade da equipa); Ativação da linha nrº. 144 (linha de emergência social); Outras atividades determinadas pela proteção civil.

Presidente da Comissão:

Luisa Eça Guimarães


Contactos