Conferência Vicentina

SSVP – Sociedade São – Vicente de Paulo – Instituição Sócio Caritativa de Carisma Católico

Smiley face

A primeira Conferência da Caridade S. Vicente de Paulo, foi fundada no ano de 1833, em Paris por um grupo de sete jovens Universitários, entre os quais Frederico Ozanam. Em Portugal, só, no ano de 1859, foi fundada a primeira Conferência Vicentina.

O seu fulcral objetivo, é testemunhar a Fé, em obras, através de uma ação de cariz social pessoal, veiculada pela visita domiciliária em espírito de justiça e caridade.

Exerce várias funções, atuando especialmente em: doença ou diminuição mental física, problemas familiares e Sociais; carências económicas, solidão dos idosos, desamparo das crianças, álcool e droga; marginalidade e desajustamento social; falta de cultura; cedência de material ortopédico.

Estas ações, tanto podem ser exercidas no âmbito domiciliário como na prisão ou hospital (ou local de internamento).
A sociedade mantém e dirige lares, casas de trabalho, centros de dia, casas de idosos, salas de estudo, jardins-de-infância, colónias de férias para crianças e/ou idosos, dispensários entre outros. O Vicentino procura dar testemunho na fé cristã, traduzida em obras.

Em Portugal, o número de Vicentinos ronda os 11.000, distribuídos por 900 Conferências. A SSVP (Sociedade São Vicente de Paulo), em média anual dá assistência a 28500 famílias, 94000 pessoas. São distribuídos, materiais diversificados, nomeadamente: livros, medicamentos, géneros alimentícios, assim como, prestam auxílio à construção de alojamentos, apoio à busca de colocações, assegurando uma presença de solidariedade humana.

Um Vicentino, é um cidadão de boa vontade e de consciência. Terá, de ter disponibilidade para uma reunião semanal ou quinzenal, para uma pequena prática de oração e meditação, tornando assim a Conferência numa escola de formação Cristã. Essa mesma reunião, assegura eficiência e perseverança no trabalho Vicentino, unindo os membros da Sociedade num laço de amizade e partilha, estabelecendo entre eles um contacto direto e pessoal, levando-lhes um testemunho de Fé, Caridade e Esperança.

Ao Concelho de Vila do Conde e integrado no Concelho de Vila do Conde – Porto, estão agregadas as seguintes Conferências, além da nossa: Conferência Vicentina Nossa Senhora do Ó, de Vilar; St. Eulália de Aveleda; São Pedro de Fajozes; São Martinho de Fornelo; São Martinho de Guilhabreu; Divino Salvador de Macieira; St. Cristina de Malta; S. Roque de Modivas; S. João Evangelista de Mindelo; S. Bento de Vairão; S. Mamede de Vila Chã e Conferência Vicentina Sta. Marinha de Vilar do Pinheiro.







Contactos